organizar um esquenta

10 dicas para você organizar um esquenta sem erros

Então, se a proposta é reunir os amigos para um aquecimento e animar a galera “ainda mais” para curtir antes de cair na noite, organizar um esquenta e fazer em casa tem várias vantagens.

Primeiro que você não vai precisar pagar uma fortuna nas bebidas dentro das baladas, shows ou festivais. Segundo você já vai chegar bem animado na festa. E terceiro você pode escolher as pessoas com quem quer interagir e se descontrair, os tipos de bebidas que quer beber e pode ter comida para acompanhar. Deixando uma noite de curtição ainda mais longa. 😉

Para que tudo corra bem, é preciso estar atento alguns detalhes e, por isso, vou dar 10 dicas nesse post para você organizar um esquenta na sua casa sem erros!

1º Convidados

Convide uma galera gente boa (de preferências seus amigos) e limite a poucas pessoas, se não vira tumulto e o que era para ser divertido se torna uma bagunça incontrolável. E você não quer um desastre…

Vamos evitar isso!
Vamos evitar isso!

2º Anfitrião

Seja um bom anfitrião, esteja pronto e vestido adequadamente antes da galera chegar. Isso é o mínimo que se espera ao se organizar um esquenta. Não vá abrir a porta enrolado na toalha ou com o secador de cabelo ligado…

3º Música

Prepare uma playlist com algumas das músicas que os seus amigos gostam ou procure escolher músicas do gênero da balada ou show que vocês irão após o esquenta. E já coloque pouco antes da galera chegar, assim você já irá recebê-los no clima de diversão.

Também complemente com uma “batalha de música”. Peça para o pessoal levar a própria playlist no iPod/Smartphone, assim, vocês podem diversificar com músicas que agradem à todos. Aqui tem a nossa playlist que você pode usar!

4º Bebidas

Antes de comprar as bebidas, saiba o que os convidados gostam, alguns preferem destilados e outros cerveja. O ideal é sempre ter as duas opções.

Como o próprio nome sugere, no “esquenta” os convidados esperam ter bebidas para ficar mais soltos e curtir a noite. Por isso, é muito importante que ao organizar um esquenta você já tenha em casa algumas cervejas geladas antes da galera chegar. Ainda mais se eles ficarem de trazer as próprias bebidas.

É muito chato começar um esquenta esperando a bebida gelar. Provavelmente, a galera vai começar a beber quente mesmo ou vai colocar um gelo no copo de cerveja. E isso não é legal…

Para os que gostam de destilados, opte por algo fácil de preparar, como sucos, energéticos e refrigerantes, que misturados com cachaça, vodca ou whisky e gelo ficam muito bons.

Use polpa de fruta, é mais fácil que ficar cortando frutas (a não ser que você queira) e caixinhas de suco tem muito sódio, o que não é tão bom para a saúde. No caso de ter coquetéis com frutas, não esqueça de ter açúcar ou adoçante em casa.

E sempre tenha uma opção ainda mais fácil de preparar, os “shots”. Fazendo a galera virar doses de bebidas você pode animar ainda mais a festa e fazer o pessoal se soltar mais rápido.

drinking bar alcohol shots happy hour

Pode ser por meio de disputas de quem bebe mais, jogos com regras onde o principal intuito é fazer o próximo beber, ou mesmo fazer uma “degustação” com diferentes variedades de bebidas.

5° Onde beber

Independente das bebidas escolhidas para a festa, deixe copos, água e gelo sempre a disposição.

Se você ainda está na faculdade ou não quer ter o trabalho de precisar lavar a louça depois, opte por simples copos descartáveis. Se você já está com um ganha pão um pouco melhor e não tem problema com a louça, você pode usar copos de acrílico para seu esquenta em casa.

Não indico vidro, as pessoas se empolgam em esquentas e vidro sempre quebra. A não ser que você faça muita questão que o copo seja feito de um material bom para preservar a qualidade da bebida.

Uma tábua, facas para frutas, caso necessário, açúcar e sal também entram nessa lista.

E quando digo gelo, digo muito gelo. Isso é algo que não pode faltar no seu esquenta.

muito_gelo

6º Comida

Além de drinks para animar, não pode faltar comida para dar energia para o pessoal. Ainda mais se tiverem shots na festa e você quiser preservar sua noite e a de seus amigos.

Se a ideia é ser uma reunião de amigos, sem planos para depois, aproveite para fazer ou pedir algo mais elaborado. Se não, ao organizar um esquenta tenha coisas simples para beliscarem e que não precisam de pratos para servir, como: batatas chips, salgadinhos, amendoins, torradas com patê, queijos e azeitonas.

Quer ideias simples do que fazer? Veja esse post e saiba o que servir!

7º Regras da casa

Sua casa, suas regras. Você vai dizer o que pode e não pode na sua casa, mas é importante deixar isso claro para não ter dor de cabeça depois. Pode fumar na casa? Ou somente na varanda? Pode usar apenas o banheiro dos fundos? Somente pode escutar música alta no apê até às 23h?

Aqui entra o que você achar importante, mas cuidado para não se tornar um tirano. Use o bom senso e seja um bom anfitrião.

8º Banheiro

Ofereça certa dignidade para seus amigos, principalmente se forem daquele que gostam de exagerar um pouco na bebida antes de sair para balada. Tenha de fácil acesso: enxaguante bucal, sabonete líquido e toalha. Estes serão itens bem úteis para seus convidados, principalmente antes de sair para a balada.

9º Transporte

Se beber, não dirija. Agora que já estão “esquentados” e chegou a hora de ir para festa, chamem o taxi, o Uber (se possível), a carona ou o motorista da vez, pois chegou a hora de cair na noite.

Para isso, tenha em mãos números de pontos próximos a sua casa ou baixe aplicativos no seu celular para pedirem um carro (como o Easy Taxi ou o Uber).

10º Mudança de planos

O esquenta está bombando? Bebida está boa, tem música, os amigos estão se divertindo e o papo está interessante? Se a noite já está rolando ali mesmo, por que sair para uma balada? Talvez o melhor seja mudar o plano traçado e deixar a festa rolar na sua casa mesmo. Beber em casa é muito melhor!

taylor

#Dica extra ao organizar um esquenta: Divida a conta 

Antes de saírem de casa deixem as contas acertadas. Quem comprou as bebidas e petiscos? Você pagou e todos consumiram? Quem não bebeu?

Combine isso antes do esquenta com todos para não ter problema ou criar um climão antes de cair na noite. Conforme isso se torna um hábito, você não vai precisar combinar e avisar a galera.

Tem alguns aplicativos de celular que já ajudam com essa divisão de gastos, como o Conta coletiva, o Splitwise ou o Settle Up.

Com essas dicas você  vai organizar um esquenta sem erros e se a balada não for boa pelo menos o esquenta já valeu a noite da galera.

Divirtam-se, sem moderação!