5 dicas para aproveitar sua experiência no exterior

Hello people! Hoje venho trazer algumas dicas para você que está pensando em ter uma nova experiência no exterior ou quem já teve e quer aproveitar sua próxima experiência no exterior ainda mais!

O intercâmbio é uma experiência transformadora para grande parte das pessoas que entram no desafio de estudar, estagiar, trabalhar ou somente viajar por um tempo por um outro país. Você tem vários ganhos: crescimento pessoal, fluência em idiomas, oportunidade de fazer networking que você vai levar para o resto da sua vida, crescimento e aceitação cultural, expansão culinária e, claro, experiências etílicas únicas!

Mas, não vou dizer que é fácil, para conseguir isso tudo, tem alguns custos, normalmente associados aos inúmeros desafios que uma experiência internacional propicia (mas vale a pena!! haha Vai e se joga!).

Por isso, trago aqui 5 dicas para te ajudar a aproveitar sua experiência no exterior ao máximo! Vamos lá!

1 – Saia da Rotina para aproveitar sua experiência no exterior

Você está ou estará vivendo em outro país e imerso em uma cultura diferente da sua. Então aproveite para se desafiar constantemente, saia da sua “zona de conforto” e esteja aberto a experiências e situações novas que surgirem e que dificilmente faria no Brasil.

Pense, o tempo que você estiver no quarto ou fazendo algo que você pode fazer no Brasil é um tempo desperdiçado (em euro, dólar, peso, iene etc.). Afinal, são hábitos que podem ser deixados para quando voltar para casa.

É normal se sentir um pouco perdido no começo, mas é importante ocupar o seu tempo se envolvendo em diferentes atividades e cursos para entender e se integrar à cultura local.

2- Isole dos seus conterrâneos na medida certa

Se um dos objetivos da sua experiência no exterior é ter novos aprendizados, contato com outras culturas e outras formas de pensamento, então cuidado para não cair na tentação de andar apenas com brasileiros (já que eles te entendem…) ou de ficar preso no quarto somente conversando online com conhecidos do Brasil.

Se afaste um pouco do Brasil por um momento! Não digo para cortar laços, somente para não ficar em contato com seus pais e amigos brasileiros diariamente! (Eles não vão morrer se você não falar com eles 1 ou 2 dias). Pode parecer difícil, mas isso pode te atrapalhar bastante a criar laços no novo país e poder aproveitar sua experiência no exterior!

Eu sei que estar em outro país é difícil e ter pessoas com problemas semelhantes, que conseguem ter empatia e compartilhar suas dificuldades, é algo que facilita esse processo e te traz uma certa consolação.

No entanto, isso também está diretamente relacionado ao tipo de experiência e riqueza de aprendizados que você quer ter. Então use o seu português brasileiro e seu vínculo de nacionalidade com muita moderação!  😉

 3 – Não tenha medo ou vergonha

Quer aprender uma língua nova? Tente! Nada de ter medo ou vergonha de falar algo errado, é falando que você vai aprender o novo idioma. Então tome a iniciativa e faça você mesmo os pedidos em restaurantes e outros locais públicos, compre os seus tickets de transporte, converse com pessoas de outras nacionalidades.

Use o fato de ser estrangeiro a seu favor! Se você falar algo errado as pessoas vão relevar ou podem até te corrigir e ajudar no seu aprendizado! Se precisar use mímica. Desde que você aprenda com a situação, você nunca estará “pagando mico”!

4 – Experimente a culinária local (bebidas incluso)

Quer conhecer bem sobre a cultura e costumes de um país, comece pelo estômago! Se aventure pela culinária local e tenha uma experiência riquíssima.

Eu mesmo já fiz várias descobertas interessantíssimas com isso, inclusive passei a exercitar um tipo de turismo diferente pelos países que passei, que intitulei de “turismo de supermercado”. Nas feiras e/ou supermercados, você consegue encontrar produtos locais bem diferentes e únicos! Em todos os países que passei, eu não deixei de visitar e comprar algo que nunca tinha visto antes em outros locais pelo mundo.

E, claro, não vá esquecer das bebidas! Cada país tem a sua bebida típica, então aprenda a apreciá-las e descubra os seus costumes associados.

Aqui no blog já mostramos 13 bebidas típicas e também como as pessoas brindam em 7 países diferentes, confira lá se tem a do(s) país(es) que você vai visitar! Saiba que muitos países também possuem shots típicos. Será que tem algum no país que você está/vai?

5 –  No regrets

Agite a sua vida social e aproveite as oportunidades de convivência. Isso te fará aproveitar sua experiência no exterior ainda mais!

Será que os bares mais incríveis do planeta estão nesse país? E os melhores bares do último ano? Não perca a oportunidade de ter essas experiências etílicas!

Quer aprender mais sobre uma língua? Nada melhor que se envolvendo conhecendo pessoas que possuem essa língua como idioma materno! E pubs e baladas ajudam com isso!

Quer aprender mais sobre a cultura local? Nada melhor que se envolver conhecer pessoas que sejam do país que você está. E pubs e baladas ajudam com isso!

Quer conhecer mais sobre a culinária local? Nada melhor que se envolver conhecer pessoas que sejam do país que você está e que te convidem para um jantar na casa deles ou que estejam dispostos a fazer um jantar/pratos/drinks com especialidades locais para você!

Não sabe como? Que tal organizar um esquenta na sua casa e convidar a galera (principalmente outros estrangeiros e pessoas de nacionalidade local)? Alguém do país estaria disposto a mostrar seus dotes culinários e especialidades locais? Quase sempre tem alguém que SIM!

Saiba que esse tempo fora será um dos melhores da sua vida, então aproveite sua experiência no exterior ao máximo! E, quando voltar (ou se você já voltou), saiba da existência da Síndrome do Regresso e se prepare da melhor forma para amenizar e passar por ela tranquilamente! 😉