9 dicas matadoras para lidar com a ressaca

Como comentei em outro post, todos aqueles que apreciam uma boa bebida estão destinados a, algum momento na vida, se deparar com a marvada ressaca. Pode ser que você tenha ignorado os mitos que apresentamos nesse outro post ou então tenha dado aquela exagerada.

drunk_again

Não tem problema, nós aqui não julgamos ninguém, afinal de contas, como bons apreciadores etílicos, já tivemos nossos momentos de “nunca mais vou beber, eu juro!”. Então vamos a dicas para evitar momentos como esse.

#1 Coma bem

Você pode achar que é bobagem quando dizem que beber de estômago vazio faz mal, mas, na verdade, é uma grande realidade. Para evitar aquela ressaca matadora no dia seguinte, alimente-se bem antes de beber. Pizzas e massas ajudam, mas se você saiu correndo do trabalho e foi encontrar o pessoal no bar, peça algo para comer.

good_burger

Alimentos com alta quantidade de gordura auxiliam na absorção do álcool, por isso queijo, nozes e frituras são bons alimentos para petiscar enquanto bebe, outra boa dica  é comer lentamente 😉

#2 Beba água

Eu sempre via meus amigos mais experientes de bar intercalando copos de água com copos de bebida e achava uma grande bobagem, afinal de contas, estamos no bar para tomar cerveja ou água? haha Ingenuidade da minha parte!

water

A bebida álcoolica te desidrata, e é isso que causa aquela dor de cabeça insuportável na manhã seguinte, portanto manter a quantidade de água no corpo é essencial para evitar o mal estar do dia seguinte. Então não julgue os coleguinhas e peça aquela garrafinha d’água junto com a próxima rodada 😉

#3 Evite cafeína

Se não teve jeito e você acabou acordando com aquele famoso gosto de guarda na chuva na boca e prometendo que nunca mais vai beber durante a semana, porque a gente sabe que no final de semana não tem jeito, evite aquela xícara de café logo cedo.

Sabemos que o café pode te ajudar a ficar mais desperto, porém também é uma bebida diurética, ou seja, fará com que você perca ainda mais líquidos e você acabará se sentindo pior, portanto, mantenha-se longe da cafeína.

#4 Ingira vitaminas

Com a desidratação, seu corpo também vai perder muitas vitaminas e nutrientes, a principal delas sendo as vitaminas B, por isso uma boa dica é ingerir doses de vitamina B para ajudar na reposição dos nutrientes.

Você pode ingerir um complexo vitamínico antes mesmo de iniciar a bebedeira, mas, se esquecer, tome na manhã seguinte, o que ajudará seu fígado a voltar a ativa e você a se sentir melhor. Existem suplementos de vitamina B a venda mas você também pode optar por ingerí-la naturalmente através de fígado, carne, leite ou queijos.

#5 Tome analgésicos

O que sempre me incomoda na ressaca é a dor de cabeça, fico sentindo como se eu não conseguisse raciocinar direito. Para evitar essa sensação matadora, tome analgésicos, como aspirina ou ibuprofeno.

Uma dica importante é nunca ingerir esses medicamentos enquanto estiver bebendo, o álcool afina o sangue e analgésicos também, portanto ingerir os dois em conjunto pode ter resultados perigosos.

Cuidado também com a quantidade de medicamentos, a intenção não é sobrecarregar ainda mais seu organismo que já está debilitado 😉

#6 No dia seguinte opte por comidas leves

Parece óbvio que o ideal seria ingerir ainda mais comidas gordurosas e frituras, já que falamos que isso ajuda a evitar a ressaca, mas não é bem assim. Se no dia seguinte você estiver se sentindo mal, opte sempre por comidas leves, como frutas e saladas, também não esqueça de ingerir muita água. Repetindo… muita água.

Seu fígado é o principal responsável pela ressaca, ele precisa se recuperar, portanto não o sobrecarregue com comidas pesadas, frituras, carnes vermelhas, molhos e salgados. Evite ao máximo maltratar mais ainda o pobre coitado!

steak

#7 Whisky ou água de coco?

Algumas pessoas dirão que o melhor para a ressaca é continuar bebendo, não caia nessa, beber mais ainda apenas irá enganar seu corpo. Evite mais bebidas alcóolicas no dia seguinte, mas aposte na água de coco.

Essa é uma bebida rica em potássio e por isso tem um poder grande de hidratação. Pode tomar o quanto quiser e conseguir, a água de coco deve fazer você se sentir melhor 🙂

#8 Chá melhora a ressaca?

Novamente um tópico em que eu era descrente, tomar chá é coisa de gente velha eu dizia e a ressaca seguia me matando lentamente. Mas não sofra como eu, chás digestivos, plantas e ervas vão ajudar seu fígado a melhorar e consequentemente vão te ajudar a se sentir mais vivo.

Chá de boldo, carqueja, erva-doce e dente de leão são alguns que tem o efeito que seu fígado precisa depois daquela bebedeira. Infelizmente eles não tem o melhor gosto do universo, são bastante amargos, mas não se deixe levar por isso, pense que ele vai te ajudar a se sentir melhor e encare 😉

#9 Descanse, descanse, descanse

Sabemos que pode ser difícil caso você tenha participado daquele happy hour estendido, de uma festa de aniversário da sua amiga ou de uma comemoração da vitória do campeonato na quarta-feira, mas é importante dormir e repousar se estiver com ressaca.

lazing

A bebedeira deixa seu cerébro super sensível, além disso é bem provável que você não tenha dormido direito, portanto, para ajudar seu organismo a se recuperar, é muito importante evitar lugares barulhentos e luz.

Então depois de tomar aquele café da manhã reforçado e ingerir muita água de coco, volte para a cama, isso te ajudará a se sentir melhor também! Ou, caso tenha que trabalhar cedo, lembre-se de seguir algumas dicas dadas para evitar a ressaca no dia seguinte!