Álcool e café combinam?

Olá!! Vendo um colega de trabalho colocando Uísque (Whisky) no café, me ocorreu algumas dúvidas polêmicas hoje: Por quê não beber durante o trabalho? Quais os malefícios da ingestão de cafeína com álcool (se tiver)? Será que a ingestão de álcool atrapalha a produtividade e foco das pessoas? Será que é possível ser assertivo e criativo no trabalho mesmo bebendo? Álcool e café combinam mesmo?

The Comeback HBO tv hot hbo coffee GIF
Não sei se somente eu penso nessas coisas (espero que não haha), mas é sobre isso que vamos falar nesse post de hoje.

Álcool e Café combinam mesmo?

A presença de cafeína, do mesmo modo que outros energéticos como a taurina, tem a ação de ocultar os efeitos do álcool e pode levar a pessoa a beber mais.

O álcool é um calmante e, após ingerir um pouco, começam os primeiros sintomas de sonolência. A cafeína, por outro lado, é um estimulante e causa uma sensação de euforia e excitação. Os dois em conjunto faz com que a pessoa não sinta os efeitos da bebida alcoólica, bebendo por mais tempo e não percebendo a embriaguez (vejo sua utilidade no ambiente de trabalho!).

 coffee drinking alcohol spike betty white GIF

 

Por isso, é importante tomar cuidado para não passar da conta ou tomar alguma decisão estúpida, como (pedir demissão do nada!) dirigir alcoolizado.

Beber café pode proteger o fígado

Segundo a pesquisa que a GQ Brasil cita, beber 2 copos adicionais de café diariamente podem fazer muito mais do que te deixar com mais energia para enfrentar o dia. Esta prática foi associada a um risco 44% menor de desenvolver cirrose hepática. E quanto mais melhor! Tá no estudo =)

 movies coffee drinking bill murray coffee and cigarettes GIF

Ou seja, o café é tão uma boa opção que pode até proteger o seu fígado. Assim, você pode até beber mais álcool! (Não me escutem, sem apologia ao álcool com cafeína!).

Álcool e Café = Criatividade e Execução

Uma coisa que vocês devem ter em mente é que o álcool faz com que você se sinta menos focado, te tirando as distrações e te ajudando a relaxar. Assim, depois de algumas doses, você se sente mais propenso à criatividade!

Já no caso do café, ele te ajuda a ter foco e faz com que você você tenha mais energia e execute as atividades.

Dessa forma, temos: álcool para gerar ideias criativas e o café para ajudar na execução dessas ideias. (Agora faz sentido toda aquela criatividade que aparece em mesas de bares! Só faltava o café para colocar em prática! Haha)

P.S.: Lembre-se, tomar muito de ambas as bebidas (quanto?) pode anular os efeitos benéficos. Então, tenha moderação!

Receitas com café

Existem várias combinações populares sendo consumidas por anos, como o Irish Coffee ou o Café Brulot e já passamos as receitas dela aqui no blog. (Adoro!)

Para finalizar esse post, vou trazer aqui para vocês uma outra receita bem interessante e que eu gosto bastante:

Expresso Martini

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

A receita você pode ver tanto no site do Bebidas Famosas, quanto no site da

Absolut ou da IBA (International Bartenders Association). Cada uma com suas pequenas nuances e eu vou com a seguinte (um pouquinho diferente também, sem xarope e com mais licor =)):

Ingredientes:

  • 60 ml de café expresso
  • 40 ml de vodka
  • 20 ml de licor de café

Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira e sirva em seguida com um pouco de gelo.

Mas, claro que tem aqueles que não são adeptos ao café (por quê?), aí é só utilizar outras bebidas, como um chá ou um suco. Ou beber um shot da bebida! 😉

Enfim, álcool e café combinam! Na medida certa, o café pode proteger o seu fígado (importante para continuar bebendo!) e juntos, café e álcool, podem aumentar a sua produtividade (importante para conseguir pagar pela bebida)!

Jeremiah Warren coffee drinking mug caffeine GIF