Todo Ano Novo tenho que beber Champanhe?

Bonjour! E agora vamos falar dele, o queridinho do Ano Novo! A sidra Cereser O Champagne (Champanhe)!

Não necessariamente precisamos passar o Ano bebendo champanhe, mas essa é uma das bebidas mais frequentes no Réveillon. Se tem espumante e você quer brindar com todos, sim, brinde! Mas não vai beber champanhe por beber, mude logo para a sua bebida favorita. Tem até drink certo para passar o Ano Novo com o pé direito!

No entanto, as bebidas mais frequentes nos “tin-tins” de fim de ano ainda são: champanhe, espumante, frisante e sidra.

E tem diferença, não é tudo igual?

É tudo igual mesmo… FIM do post!

Não, brincadeira! Não ia explicar isso, mas vamos lá… vou fazer um resuminho nesse post e você vai saber se vai ou não beber Champanhe esse ano:

Réveillon para beber Champanhe:

É um vinho espumante, feito com uvas específicas e fermentado naturalmente, produzido na região francesa de Champagne, ao norte de Paris.

Ou seja, só ser feito lá para ser Champanhe… o resto é outra coisa…

Ano Novo com Espumante:

É um vinho espumante cujo gás carbônico se origina na segunda fermentação natural de um vinho base já fermentado. Isso quer dizer que não há adição artificial de gás.

Ou seja, todo Champagne é um Espumante, mas nem todo Espumante é um Champagne!

Não é um Champagne, mas tem qualidade similar e é uma ótima pedida para o momento do brinde.

Despertar de Ano com Frisante:

É normalmente um vinho menos gaseificado e sem espuma. Fermenta somente uma vez, e a partir dessa fermentação obtém o gás carbônico. Os lambruscos são os mais conhecidos.

Para quem não gosta de espuma, que tal despertar o Ano com um Frisante?

Passagem de Ano com Filtrado Doce:

É elaborado a partir de uvas americanas e híbridas e não fermenta em garrafa, o gás carbônico é inserido artificialmente no engarrafamento.

Mais um Ano com Sidra:

É uma bebida amplamente produzida na Inglaterra e preparada a partir da fermentação do suco de maçã (quase sempre!) ou de pera. Já o processo de gaseificação também é feito de forma artificial.

Se você não gosta ou tem alergia à uvas, vai de sidra…

Conclusão

Uma coisa importante, não vá de champanhe/espumante/frisante/filtrado/sidra se você não curte champanhe/espumante/frisante/filtrado/sidra.

Faça o tin-tin com sua elegante taça, dê um gole e continue/passe logo para sua bebida escolhida (the chosen one/two/three…). Veja nosso post sobre isso aqui!

O importante no réveillon é curtir a festa do jeito que você gosta e já pensando no que quer para o próximo ano!