Saiba como as pessoas brindam em 7 países diferentes

Oi! Hello! ¡Hola! Bonjour! Ciao! Hallo! 你好! Aqui já demos uma volta ao mundo com diferentes bebidas típicas do mundo e já mostramos os bares mais incríveis do planeta.

Nesse post vou falar de uma curiosidade relacionada a especificidade da cultura de diferentes países no momento de beber: como as pessoas brindam! .

De acordo com várias histórias, o costume de tocar os copos foi criado por preocupações sobre envenenamento. Bater os copos faria com que cada bebida derramasse sobre as outras (embora não haja nenhuma evidência real para tal origem).

De acordo com outras histórias, o brinde é provavelmente um vestígio secular de antigos sacrifícios em que um líquido sagrado (sangue ou vinho) era oferecido aos deuses em troca de um desejo, com uma oração resumida nas palavras “vida longa! ou “para a sua saúde!”

Quem já morou fora ou está querendo fazer isso logo vai ver que brindar não é igual em todos os países. Cada país tem uma maneira diferente (muitas vezes engraçada) de brindar.

Veja aqui se o que você aprendeu está certo e/ou descubra como é este ritual em 7 diferentes países e saiba como as pessoas brindam. Pode ser um diferencial na conversa com os seus amigos durante experiências etílicas e evitar que você cometa gafes, vamos lá!

1. Turquia e o Raki

Não recuse bebida! É comum turcos oferecerem um copo do clássico Raki, um licor de uva com sabor de anis (leite de leão) que é sempre servido com água fria.

Beber sozinho, para quê? Saiba compartilhar com todos da mesa. É de bom gosto pedir uma garrafa inteira (nunca uma dose) e brindar com todos da mesa!

Língua:

  • Şerefe! [ sher-i-feh ] – à honra
  • Sağlığına! (singular) | Sağlığınıza! (plural/formal) – à sua saúde

2. Como as pessoas brindam na China?

Gosto dos chineses, dá pra ficar “feliz” rápido! Para brindar, a primeira dose da bebida é tomada de uma vez e, em seguida, e os copos são colocados sobre a mesa de ponta cabeça para comprovar que estão realmente vazios.

Realizado o costume, você pode beber normalmente (e virar os próximos copos/shots sem preocupação… hehe).

Mas, não esqueça que a China é enorme. Algumas tradições de brindar são universais em toda a China, outras são exclusivas de uma região específica.

Outro costume é, ao brindar, tentar bater a boca do seu copo fique mais baixo que a boca do copo da outra pessoa. Isso mostra que você está honrando-os. O divertido é que cada pessoa acaba tentando bater mais baixo no copo do outro… no fim ficando mais ou menos no mesmo nível.

Um outro ponto cultural de muitas partes da China é que quando alguém estiver te servindo com uma bebida você deve educadamente reconhecê-los, batendo seus dois primeiros dedos na mesa duas vezes.

Na dúvida… faça os 3: quando te servirem bata na mesa com os 2 dedos, tente brindar com o copo mais baixo que o outro, beba o shot e vire o copo vazio na mesa.

Línguas:

Cantonês:

  • 飲勝 (yám sing) – beber vitórias
  • 飲杯 (yám bùi) – copos de bebida
  • 敬酒 (ging jáu) – brinde
  • 幹杯 (gòn bùi) – felicidades

Mandarim:

  • 乾杯! [干杯!] (gān bēi) – “vidro seco”

3. Alemanha e muita cerveja

Os alemães são conhecidos pelo amor à cerveja! O brinde deles é um pouco parecido com o dos brasileiros: batendo os copos/canecas/garrafas. A diferença é que eles sempre batem a base dos copos que estão segurando.

Além disso, é muito importante que quem está brindando olhe nos olhos das outras pessoas. Quebrar essa tradição traz 7 anos de péssimo sexo! Vc não vai nem querer testar se esse mito é verdade ou não, vai??

Língua:

  • Prost! [ prohst ] | Prosit! – saúde
  • Zum Wohl! [ tsum vohl ] – saúde
  • Auf uns! – para nós
  • Auf dich! – para você

4. Holanda e sua pequena cabeçada

Bem, você gosta de uísque ou gin? E cerveja? E que tal os 2 juntos?

Na Holanda, eles tem um ritual para quem bebe uísque/gin um pouco fora do convencional. Eles tem o Kopstootje (pequena cabeçada), conjunto de Jenever (Gin Holandês) e cerveja.

Com as mãos pra trás, uma pessoa bebe um gole de Jenever (já que a taça está cheia até a borda) e você deve beber, em seguida, uma cerveja por cima. Depois, eles degustam a bebida normalmente.

Língua:

  • Proost! [ Prohst ] – saúde
  • Op je gezondheid! – à sua saúde

5. Dinamarca e a tigela

Nas línguas escandinavas, quando se brinda dizem: skål/skaal! O mais curioso é que o significado disso é “tigela” e parece estar relacionado ao tempo quando todos ao redor da mesa compartilhavam o mesmo recipiente bebendo.

Um outro significado para “skål” está relacionado com “crânio” na língua ancestral dos vikings. Segundo lendas eles usavam crânios de inimigos como canecas, mas podem ser mitos vindo de traduções erradas de poemas antigos, certo? haha

Na dúvida, entre tigela e o mito dos crânios de inimigos, brinde, olhe nos olhos (não se esqueça disso!) e grite: skål/skaal! Nunca se sabe…

Língua:

  • Skål | Skaal (tigela)

6. Rússia e a demonstração de amizade

Também nunca recuse uma bebida de um russo! Brindar e beber juntos é uma demonstração de confiança e amizade. O costume é beber vodca (vodka) pura, não deve ser misturada com mais nada e esteja preparado para brindar a cada rodada de bebida.

Portanto, se você pretende passar um tempo por lá, já vai treinando com shots. E se abrir uma garrafa, tenha certeza que ela será terminada! A vantagem é que a vodka deles é uma das melhores do mundo.

E como as pessoas brindam lá? Apesar de terem expressões para brindar, é interessante notar que a maioria dos russos raramente as usam. Eles mudam seus desejos com base na pessoa, no momento e na celebração.

Língua:

  • Hа здоровье! (Na zdorovie!)
  • Будем здоровы! [ Budem zdorovy ] – Vamos ficar saudáveis

7. Fuja da caneca na Hungria

Na Hungria nunca brinde com canecas de cerveja! É visto como um comportamento ofensivo pelos húngaros.

É uma questão histórica, em 1948, 13 revolucionários foram executados e os assassinos brindaram dessa maneira. Desde então, considerado desrespeitoso imitar essa ação, tendo sido proibido por lei durante 150 anos (1848-1998).

Se for brindar, use um vinho Tokaji, uma dose da Pálinka ou um shot do licor de ervas Unicum.

Língua:

  • Egészségedre! (singular) [ egg-esh ay-ged-reh] | Egészségetekre! (plural) – à sua saúde
  • Fenékig [ fehn-eh-keg ] – até o fundo do copo

Não importa qual seja a língua, a cultura e o lugar, o importante é bebermos brindarmos sempre! De preferência acompanhado de um bom destilado!

Deixe seu comentário se você sabe como as pessoas brindam em outros países ou se você conheceu alguma forma errada diferente de brindar! 😉

Saúde, Cheers, Santé, Prost, Şerefe! =)