Mito ou verdade: é possível ser mais criativo bebendo?

Olá!! Já falamos aqui sobre 3 mitos sobre bebidas, vamos a mais 1 mito… ou dessa vez 1 verdade!

Vendo um colega de trabalho colocando Uísque (Whisky) no café me ocorreu uma dúvida hoje: por quê beber somente em casa, festa, balada ou no happy hour e não no trabalho e, ou, durante a execução de algum projeto específico?

Será que a ingestão de álcool atrapalha o foco das pessoas? Será que é possível ser assertivo no trabalho mesmo alcoolizado? Será que podemos resolver melhor problemas e ser mais criativos bebendo?? (sonho ou realidade?)

E é sobre esse ponto principal que vamos falar nesse post hoje: Criatividade e Álcool!

Criatividade e álcool

O álcool é um calmante e após ingerir um pouco começam os primeiros sintomas de sonolência. Mas será que isso é ruim? Ou mais calmos temos melhores ideias? Ainda mais no momento de planejar algo ou tentar encontrar uma melhor solução perante um problema no trabalho… (não viaja minino…)

Segundo pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, com o consumo moderado de álcool é possível ser mais criativo. Uma boa notícia, certo? #TôMaisFeliz

Na pesquisa eles separaram em 2 grupos, os que beberam (ufa!) e os que não (que vida triste!). Para os que beberam deram cocktails de vodca para cada participante, enquanto assistiam a um filme de animação.

Depois, tiveram que resolver problemas de matemática e recordar uma série de palavras, o que fizeram moderadamente bem e melhor que o grupo de controle (de sóbrios).

Acreditem, álcool pode melhorar SIM a criatividade!

Uma das explicações é que certo consumo de álcool retira o foco e a atenção direcionada de uma pessoa, podendo criar conexões entre ideias diferentes (algumas bem diferentes mesmo! 0_o). Outra opção é de que os bebedores possuem menos medo de errar e por isso podem ser mais criativos.

Em um outro experimento na Inglaterra, 18 publicitários foram divididos em dois grupos. Em 3 horas, ambos deveriam fazer uma campanha publicitária que seria julgada por diretores de criação. A diferença é que um time era feliz, po dia consumir bebidas alcoólicas, e o outro não 🙁

E aí, adivinha quem ganhou? 🙂 Ao final das 3 horas o grupo feliz teve mais e as melhores ideias. Era de se esperar né….

Brincadeiras à parte, a amostra utilizada nas pesquisas é pequena para ter conclusões científicas claras dos efeitos benéficos do álcool. No entanto, a gente sabe que é bom para a criatividade! Como sabemos?

Por experiência própria  A história não nega, pois vários dos gênios que mudaram o mundo entornavam bem um caneco e a gente confia na opinião deles (certo?). Veja alguns exemplos:

Gênios, é possível ser mais criativo bebendo!

Vincent Van Gogh e o Absinto

Gênio do movimento pós-impressionista, era viciado em Absinto… a bebida preferida da maioria dos franceses boêmios da sua época (Monet, Gauguin, Oscar Wilde, Ernest Hemingway, etc.).

Será que a bebida ajudou ? Na dúvida beba o seu shot puro (se vc é bem forte!), dilua em água (bebe leite, vai!), derrame um copo d’água sobre um torrão de açúcar em uma colher perfurada (by boêmios franceses da época) ou beba um Sazerac de tempos em tempos.

Thomas Edison e suas Experiências Etílicas

O famoso mega-ultra-f*da-moth$rfuc*$r inventor de muitas coisas (lâmpada elétrica incandescente, câmera cinematográfica, bateria de carro elétrico, embalagem a vácuo (really!), rodas de borracha, etc.) gostava também de ter suas experiências etílicas.

Sua bebida predileta era o Vin Mariani, um vinho Bordeaux tratado com folhas de coca (o cara era inclinado a umaxx parada estranha). Outros que também gostavam desse tônico foram papas Pio X e Leão XIII (por essa não esperava mesmo o_0).

E você ainda tem dúvida se é possível ser mais criativo bebendo? (eu nunca tive!)

Até algumas pesquisas divulgadas mostram que crianças mais inteligentes acabam se tornando adultos que gostam bem de consumir bebidas alcoólicas (mas que bebem moderadamente, como nós! hehe).

Beba com moderação e não pense que a bebida vai te deixar mais inteligente, isso não acontece. Ela vai é te deixar mais criativo. Então, é verdade: é possível ser mais criativo bebendo! Já pode divulgar para o seu chefe e convencer ele a oferecer aquele shot diário de tequila chopp gelado no escritório… 😉