O gelo ideal para sua bebida em casa

Hey pessoal, hoje começamos um tipo de post diferente aqui no blog. Agora teremos posts criados em conjunto com especialistas em bebidas. E, para começar, vamos falar de gelo ideal, de qualidade, com o Vinicius Laurentino, bartender no Churrasquim Floripa.

Post sobre gelo ideal? Gelo de qualidade? Gelo não é só água em estado sólido?

Como assim? Grande parte dos coquetéis levam gelo e é um elemento fundamental para um bom drink, certo?! Então, ele é super importante e por isso vamos falar mais sobre ele! Vamos lá?

Importância do gelo

O gelo mantém uma bebida gelada durante um tempo e, a medida que vai derretendo, ele altera o sabor da bebida, liberando odores e sabores únicos dos destilados que de outra forma não ocorreria (já me deu água na boca…).

Tenha a certeza que uma bebida levemente diluída pode se tornar perfeita e proporcionar uma experiência única. Mas, tenha atenção, se tiver gelo a mais pode ficar aguado e ruim, perdendo seu sabor original (acho que prefiro minha bebida com menos água haha!)

Formas e usos do gelo ideal

Existem vários formatos e tipos básicos de gelo que podem ser adicionados aos vários tipos de bebidas: cubo de gelo, gelo quebrado/picado, bloco de gelo, gelo triturado, gelo raspado, bola de gelo, gelo esmagado etc.

Vamos a 2 exemplos de uso em bebidas:

Mojito: aqui você tem uma bebida que deve estar bem gelada e você utiliza o gelo ideal para gelá-la rápido, não tendo problema com ela diluir um pouco mais. Por isso, utilize gelo quebrado/picado ou triturado.

Quer saber como fazer um mojito perfeito? Baixe nosso e-book de receitas mais famosas e faça esse drink clássico! 😉

Negroni: O segundo melhor drink do mundo é bem simples de preparar. Aqui você não precisa da bebida super gelada como em um mojito. Você gela antes e quer manter a temperatura da bebida. Nesse caso, use uma grande pedra de gelo (bem grande haha)! Quanto maior for o cubo de gelo, mais grossa será a sua área de superfície, fazendo com que ele derreta mais lentamente.

Negroni do Churrasquim Floripa, feito pelo Bartender Vinícius Laurentino.

Dicas para um gelo ideal

  1. Em sites especializados você pode encontrar de diversos tamanhos e formatos: tem coração, estrela, círculo, lua, cubo etc.!
  2. Você pode usar potinhos mesmo para fazer pedras de gelo maiores em casa.
  3. Tire o gelo do freezer somente quando for usar. Se jogar no balde ele começa a diluir e, se você usá-lo, o seu coquetel vai ficar sem graça 🙁

Ahh, e não se esqueça, você vai usar esse gelo, então faça com uma água mineral de qualidade, do mesmo tipo de uma água que você beberia normalmente. Lembre-se: você quer um gelo de qualidade e ideal para os seus drinks!

Gelos saborizados

Uma ótima opção para deixar seu drink mais bonito, encantar os seus amigos e dar um novo sabor as suas bebidas é fazer gelos com diferentes sabores (já quero!)

A vantagem do gelo saborizado é que no começo não dá muito sabor à bebida, mas gradativamente o sabor vai aumentando, dando um toque especial ao seu drink conforme ele dilui.

Segundo o bartender Vini Laurentino, para coquetéis como gin tônica, as ervas e flores são uma ótima combinação: camomila, capim-limão, hibisco etc. Além disso, pode ser decorativo, sendo utilizadas flores, como pétalas de rosas, e especiarias, como anis estrelado.

A Gin Tônica Canarinho é um dos drinks mais vendidos no Churrasquim Floripa. Feita de Gin Tanqueray, alecrim, fatias de limão siciliano e gelo sabor camomila em formato de estrela. Ela possui um sabor diferenciado por causa do gelo e o bartender Vini Laurentino nos passou a receita que ele usa nesse drink:

Gelo sabor Camomila

Gin Tônica Canarinho do Churrasquim Floripa, feito pelo Bartender Vinícius Laurentino.

Ingredientes:

  • 20g de camomila natural
  • 50ml de água quente

Modo de preparo:

Despeje a água na camomila e faça um chá com ela. Coe a infusão 2 vezes, para retirar toda a camomila da mistura, e coloque a bebida para congelar em formas. A dica é utilizar formas de diferentes formatos, a de estrela, por exemplo.

A camomila, além de ser um relaxante, acaba dando um sabor diferenciado às bebidas.

Também em Floripa, no Gourmet Burger Market você pode experimentar  o drink Scarface, de autoria do bartender Lucas Davila. Leva Brandy português, limão siciliano, bitter e também o gelo sabor camomila. Nesse caso, ele defuma o brandy e põe no gelo, liberando uma fumaça com o aroma de camomila (Imagina eu fazendo isso em casa o_0).

E aí, o que achou da receita que compartilhamos? Fácil de fazer em casa, certo?

Então, se vai fazer um esquenta e quer impressionar os seus amigos, já prepare alguns gelos saborizados em casa (super diferenciados! haha) e veja o impacto que você vai causar! 😉