#2 Cachaças – Harmonização de Cachaças com Comida

Olar! Já falamos aqui sobre Harmonização de Cervejas com Comida. Agora nesse post vamos falar sobre algo que me agrada bastante: Harmonização de Cachaças com Comida.

Então vamos lá!? Bora descobrir esta arte de combinar os sabores dos alimentos com as características das diferentes cachaças?

HARMONIZAÇÃO DE CACHAÇAS COM COMIDA

Chamada por alguns de Cachaçogastronomia, essa arte vislumbra agradar os paladares mais exigentes.

Diferente de grande parte dos destilados que são armazenados em tonéis de madeiras específicas, sendo bem comum serem armazenados em carvalho, a cachaça tem inúmeras madeiras para o armazenamento e envelhecimento da bebida.

E isso é bom? Claro, já que resulta numa diferenciação na cor e no gosto da bebida em variações inimagináveis! Além do carvalho, dá para entornar beber um grande leque de opções pelo uso de diferentes madeiras: bálsamo, amendoim, amburana, jequitibá, jequitibá Rosa, ipê, ipê amarelo, pau Brasil, jacarandá, angelim-araroba, cerejeira, garapa, peroba, vinhático, entre outras (Noossa, é opção que não acaba mais!).

E eu, inocente, que pensei que era só Cachaça (boa, ruim, mais ou menos, álcool puro, etc.)!

Aqui entra a mesma regra da harmonização de outras bebidas: uma cachaça mais leve (com menor teor alcoólico), pede um prato leve e uma cachaça mais encorpada (arretada!), combina bem com uma comida mais pesada!

E tem mais, as comidas mais condimentadas combinam com cachaças aromáticas. Os pratos mais gordurosos (humm) exigem cachaças mais ácidas. E as comidas mais suculentas pedem cachaças adstringentes (mais madeiradas). Oi??

Se você não entendeu nada,vamos a alguns casos:

Cachaças brancas, leve, ligeiramente ácida e resfriadas

Combina com caldos, ostras com limão, torresmo frito (tudo de bom!), linguiças, frituras em geral e canapés de salmão (fino…).

Cachaças brancas, de médio corpo e com média acidez, levemente resfriadas

Boa com saladas, vinagrete de frutos do mar e sopas. Também é boa com queijos leves, como: queijo brie e queijo minas.

Cachaças brancas mais encorpadas e de baixa acidez, servidas na temperatura ambiente

Vai bem com carnes brancas, aves, peixes, lagostas, camarão, bacalhau e risotos. Também combinam com torradas, canapés, ovo de codorna e afins.

Cachaças envelhecidas, aromáticas, tânicas e de corpo leve, servidas na temperatura ambiente

Já essas harmonizam com um bom churrasco, carnes vermelhas (seja bovina, suína e até carne de cordeiro), assados, caldeiradas, carne cozida, feijoada (comidas pesadas, no geral), torresmo (acho que vai bem com todas!), pipocas, carne de sol, além de tira-gostos com molhos condimentados e sabor mais marcante.

Cachaças envelhecidas, frutadas e de médio corpo, servidas na temperatura ambiente

Essas devem ser servidas com sobremesas: doces, tortas, sorvetes, bolos e salada de frutas. Além disso, ficam perfeitas com provolone, queijo parmesão, gorgonzola e outros queijos de gosto acentuado (nhami! nhami!).

Cachaças encorpadas, envelhecidas pelo menos 2-3 anos em madeira

By Eric Gaba, Wikimedia Commons user Sting, CC BY-SA 3.0

Ótimas para serem servidas como digestivos, combinam com café, chás e charutos (só riqueza!)

 

Conclusão

Servir cachaças adequadas com a comida que combina faz parte da Arte da Mesa e de bem servir convidados, caso esteja bebendo algo em casa. A técnica traz uma experiência única por meio da harmonia de sabores.

Aqui falamos de diferenças de acidez, temperatura, coloração e um pouco de sabor. Não esqueçam que existem inúmeros tipos de madeiras para armazenar a cachaça, ou seja, existem inúmeros sabores para combinar com diferentes comidas.

Então, teste, beba, experimente e descubra a melhor opção para ti, esse ritual pode te proporcionar um prazer infinito enquanto dure o fígado!

E atenção (pelo amor de Deus!!): caipirinha não combina com madeira. Se for fazer um drink desses, prefira as cachaças brancas! (desabafei…)

Como disse antes, essa série é para te transformar em um mestre da harmonização de cachaças, fique atento para os próximos posts… =)