#1 Cervejas – Harmonização de Cervejas com Comida

Hello, já falamos aqui sobre por que beber em casa é muito melhor, já explicamos como organizar um esquenta sem erros e demos dicas sobre que comida servir no seu esquenta. Agora estou de volta e dessa vez venho complementar esses assuntos lançando uma série de posts falando sobre harmonização, começando com Harmonização de Cervejas com Comida.

Um ponto conhecido pelos estabelecimentos gastronômicos (ou pelo menos deveriam saber) é a harmonização de bebidas. Para cada estilo de prato existem determinados drinks e bebidas que são perfeitos para aguçar ainda mais a refeição e o prazer de comer. Hmm… me deu até sede fome!

Harmonizar é combinar os sabores dos alimentos com as características das bebidas buscando a melhor combinação possível. Algo bem conhecido na enogastronomia (UAAAAAAAAAAAAAAAT? Jeito fino de falar da combinação de comidas e vinhos).

O intuito é fazer com que a experiência inspire e agrade nossos sentidos. Então, por que não colocar em prática em casa e servir a comida que combina perfeitamente com o que vocês vão entornar beber!

Harmonização de Cervejas com Comida

No caso de cervejas, 3 pontos são importantes a serem considerados na harmonização: o tipo de malte, a quantidade de lúpulo (que dá o sabor amargo à cerveja) e o teor alcoólico.

Cervejas leves acompanham comidas leves, já cervejas fortes e encorpadas harmonizam bem melhor com comidas pesadas e mais gordurosas.

Vamos ver algumas delas:

Cerveja Pilsen

Resultado de imagem

Boa com queijos macios (como brie, camembert), nozes, amendoins ou castanhas, pastel, croquetes, peixes, camarão, lula, mariscos refogados, pizza de mussarela ou marguerita, salame e saladas (para quem estiver no regime…).

Resultado de imagem para queijo brie

Cerveja Weiss

Resultado de imagem para Cerveja Weiss

Combina com saladas, como caprese ou caesar, queijo brie e de cabra, comida mexicana, cachorro quente, massas recheadas, comida de boteco, atum (salada verde ou cru), cuscuz, hummus, melão, quiche de queijo e sushi (sempre bom!).

Resultado de imagem para sushi

Cerveja Vienna Lager

Resultado de imagem para Cerveja Vienna Lager

Casa bem com hambúrguer grelhado, beirute, kebab, frango assado, cachorro quente, salsichas e linguiça toscana. Também com comida apimentada / cozinha mexicana (adoooro…), risoto de funghi e sopa minestrone.

Resultado de imagem para hamburguer

Cerveja India Pale Ale (IPA)

Resultado de imagem

Vai bem com comidas gordurosas, já que ajuda a limpar o paladar. Deve ser por isso que eu gosto dela… Pode ser um churrasco, carnes fortes, um spaghetti carbonara, pizza calabresa, queijos azuis (como gorgonzola e roquefort), hambúrguer e sanduíches mais condimentados e picantes, camarão, lula e mariscos (se apimentados e/ou temperados com curry), cordeiro/carneiro grelhado ou no forno e bolos simples de sobremesa (cenoura e/ou laranja).

Resultado de imagem para churrasco

Cerveja Amber Lager

Boa com frituras, como batatinha frita ou uma porção de pastéis ou de lula fritos, queijo fresco, abacate (guacamole ou salada), frango na brasa (churrasco), lasanha e massa à bolonhesa. E, por ser mais leve e sutil, também combina bem com amendoins e castanhas.

bowl, food, french fries

Cerveja Rauchbier

Vidro da cerveja

Combina bem com pratos mais gordurosos: como churrascos, feijoadas, embutidos, costelinha suína com barbecue, enchiladas (tortilhas), kebab de carne, pizza calabresa, salmão defumado e torresmo (que também vai bem com cachaça!).

Resultado de imagem para costelinha suína

Cerveja Altbier

Resultado de imagem para Cerveja Altbier

Vai bem com carne assada, bife grelhado, rosbife, salsichão tipo Bratwurst (bem alemã!), burritos, queijo gouda, rocambole de carne e sopa de cebola.

Resultado de imagem para Bratwurst

Cerveja Porter ou Stout

Resultado de imagem para Cerveja Stout

Pense que quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonização, já que normalmente têm um sabor mais tostado e algumas vezes mais adocicado.

Combina bem com os mesmos sabores das comidas bem assadas ou grelhadas: carnes em geral, presunto cru, queijos azuis (como gorgonzola), tortas, bolos e chocolate.

Dessa eu também gosto bastante… será que é por harmonizar com açúcar?!

cake, chocolate, chocolate cake

E então, preparados para oferecer uma experiência incrível em sua casa?

A Harmonização de Cervejas com Comida é um desses aprendizados que, se bem feito, pode fazer o que é bom ficar ainda melhor ou, se mal feito, pode fazer o que é bom ficar ruim. Assim,  tome cuidado e leve isso a sério… hehe

Essa série é para te transformar em um mestre da harmonização, começamos com as cervejas, mas fique atento para os próximos posts… =)