Você sabe o que é Bitter?

Hello people, mais um post em parceria com um especialista em bebidas. E hoje, vamos falar sobre o que é o bitter e sua utilização na mixologia, com a ajuda do Lucas Davila, bartender no Gourmet Burger Market (GBM).

Muita gente já tomou ou pelo menos provou um bitter, mas talvez não tenha conhecimento. Quer ver como talvez você saiba o que é bitter?

Você já experimentou Campari ou Jägermeister? Pois então, eles são exemplos de bitter!

Foto: Divulgação

Mas, o que é o Bitter ?

Bitter é uma bebida alcoólica com sabor de ervas, caracterizado por um gosto amargo ou agridoce. Ele é feito por meio de um concentrado de cascas, ervas (como genciana), raízes, flores, frutas, açúcar, água e especiarias infundidos em álcool. (De preferência com bastante álcool!) 🙂

Antigamente diversas marcas de bitter eram comercializadas como remédio e, ainda bem, atualmente são consumidos como digestivos ou usado em coquetéis. Bom saber que o bitter é medicinal! haha 😉

Tipos de Bitter

Bitters Digestivos

Os bitters digestivos geralmente são consumidos com gelo ou sem gelo ao final de uma refeição em muitos países. (No meu caso, se deixar eu bebo no começo, meio e fim da refeição!). Além de serem freqüentemente usados em coquetéis também.

Alguns exemplos são: Amaro, Cynar, Jägermeister, Campari e Fernet.

Amaro (italiano para “amargo”) é um licor de ervas italiano que é geralmente bebido como uma digestão pós-jantar. Geralmente tem um sabor amargo-doce, às vezes xarope, e tem um teor de álcool entre 16% e 40%. Doce do jeito que eu gosto! 😉

Foto: Divulgação

Kräuterlikör (licor de ervas ou licor temperado , também chamado de “meio amargo”) é um tipo de licor que é aromatizado com ervas ou especiarias e tradicionalmente bebido puro. Diferente dos outros bitters, eles têm um teor maior de açúcar.

Foto: Divulgação

Cocktail Bitters  

Os cocktail bitters são tipicamente usados ​​para saborear coquetéis em gotas ou traços. Nos Estados Unidos, muitos bitters de coquetéis são classificados como produtos alcoólicos “não-bebidas” (que não são consumido como uma bebida típica). Por isso, eles geralmente estão disponíveis nos varejistas que não vendem bebidas alcoólicas!

Alguns exemplos são: Angostura bitters e Peychaud’s Bitters.

Foto: Achim Schleuning

Exemplos de coquetéis com Bitter

Muitos dos coquetéis clássicos utilizam bitter e você pode não ter reparado antes:

O Negroni, que já falamos algumas vezes aqui no blog e que foi considerado o 2º melhor drink do mundo, contém Campari

O Sazerac, que também já falamos, é um drink super famoso em New Orleans. Nessa bebida, a presença do bitter é super importante para dar um sabor e harmonização diferente no coquetel. Vamos a receita oficial do Sazerac, um pouco diferente da receita que passamos antes aqui.

Oficial Sazerac

Ingredientes:

  • 35 ml Sazerac Rye Whiskey
  • 7,5 ml  Herbsaint 
  • 3 lances Peychaud’s Bitters
  • 1 cubo açúcar
  • 1 twist limão
  • Gelo picado

Modo de preparo:

Coloque e espalhe bem o Herbsaint em um copo de Old Fashioned, pode ser o de whisky também. Preencha o copo com gelo picado e reserve. Em uma coqueteleira junte os demais ingredientes e misture.

E muitos outros clássicos também levam bitters, como:  Manhattan, Old Fashioned e Champagne Cocktail.

É claro que eu pedi para o bartender Lucas Davila compartilhar conosco uma das suas receitas contendo o seu bitter, o Davila Bitters. Não sou bobo não!! Obrigado!

Davila Bitters

Segundo o Lucas, o D’Avila Bitters é um bitter totalmente natural a base de lúpulos e é composto por mais de 70 ingredientes, muitos brasileiros. É um bitter com bastante complexidade, possui aromas cítricos e florais, adoçado com mel de bracatinga.

Vamos lá!?

Davila Sour

Davila Sour do Gourmet Burger Market, feito pelo Bartender Lucas Davila.

Ingredientes:

  • Cachaça Antonieta Jequitibá
  • Licor capim limão
  • Aperol
  • Limão
  • Demerara
  • Davila Bitters

Modo de preparo:

Isso eu não consegui, mas você tem algumas opções:

  1. Fazer vários testes em casa até encontrar uma proporção que te apeteça. (Já usa como justificativa para fazer 1, 2, 3 festas e,ou, esquentas na sua casa com os seus amigos! E beber 1, 2, 3… taças).
  2. Visitar o GBM, perguntar ao Lucas Davila e torcer que ele compartilhe contigo.
  3. Ou partir para outra opção, usar sua criatividade e criar sua própria bebida! 😉

Sendo que nenhuma das opções são excludentes, você pode fazer todas elas!

E aí, gostaram do post?

Agora que você já sabe o que é o bitter e como usar o gelo ideal em casa, você pode fazer os 10 melhores drinks do mundo e convidar os seus amigos para beber em casa! (Me convida!)